domingo, 28 de julho de 2013

Ajuste dos pés no pedal.

Os nossos pés junto com as nossas pernas são os instrumentos principais para a propulsão da nossa bicicleta e tem que ter os meios mais adequados para executar estes movimentos de forma eficiente.
Retomando as premissas iniciais, vamos nos lembrar que, para ciclistas que pedalam longas distâncias, é importante praticidade e conforto. Assim, a escolha do pedal e da sapatilha, nesta ordem, são essências.
Pedais
Na historia da bicicleta, muito cedo percebeu-se que era importante ter o pé na posição correta em cima do pedal. Desta forma, depois de aprimorar os pedais de plataforma, desenvolveu-se o firma pé para manter o pé, como diz o nome, em uma posição mais firme em cima dos pedais. O pedal com firma pé foi utilizado durante décadas sem grandes alterações, ate que no final dos anos 80, Bernhard Hinault, um dos grandes corredores profissionais começou a utilizar pedais de encaixe nas corridas.
O pedal de encaixe usando um clipe no pedal e tacos na sapatilha foi inventado pelas empresas de esqui alpino, que buscavam diversificar a sua produção para acabar com a ociocidade nas fábricas no verão. As vantagens do novo pedal eram obvias. O sistema se impos rapidamente nas competições, passando depois gradualmente para o ciclismo em geral.
 
Hoje, achamos as seguintes opções no mercado (veja fotos anexas):

 1. Pedal de plataforma
2. Pedal de plataforma com firma pé
3. Pedal de encaixe com clipe de MTB
4. Pedal de encaixe com clipe de Speed
 
Conforme avançamos na nossa lista acima, vai aumentando a rigidez da fixaçao do pé no pedal e vamos nos direcionar cada vez mais para o ciclismo de competição.
Lembrando as necessidades do ciclista de longa distância, prefiro as primeiras três opções, por poder usar sapatilhas que permitem andar normalmente. Assim, podemos evitar acidentes, sobre tudo quando estamos cansados e temos dificuldades para nos movimentar.
A terceira opção, pedais de MTB, é na minha opinião a melhor porque combina praticidade com bom aproveitamento da força. O pé fica sempre na posição correta em cima do pedal e a sapatilha usa um taco embutido na sola.
Na quarta opção, pedais com clipe para Speed, vamos ter um pedal para alto desempenho. Este tipo de pedal exige tacos que ficam por cima do nivel da sola da sapatilha (sobressalentes) e somente vamos poder andar como pés de pato. Já vi ciclistas experientes quebrando um taco, tendo que caminhar uma distância maior devido a uma pane, e consequentemente perder a prova.
Pedal de plataforma
Firma pé para sem clipe

Sapatilha
Tendo escolhido os pedais, podemos escolher a sapatilha apropriada, que será um tênis, uma sapatilha de MTB (onde os tacos ficam embutidos na sola) ou uma sapatilha de Speed (com tacos sobressalentes = por cima da sola).
Independentemente do pedal a ser usado, a sola tem que ter uma rigidez maior que um sapato ou tênis de uso diário. Para pedais de plataforma, a sola pode ser um pouco mais flexível, porque o pedal tem uma área de apoio maior. No caso de pedais de encaixe, onde a superfície do pedal é menor, a sola tem que ser mais rígida. Para escolher o tamanho, lembre-se, que depois de longas horas de pedal o pé incha, portanto, recomendo usar um número maior do que usa no seu calçado diario. Costumo usar de meio a um número maior, dependendo do modelo. Experimente a sapatilha com uma meia relativamente grossa. Isto, porque uma meia um pouco mais grossa ajuda no ajuste das imperfeições do pé para a sapatilha, e por questões de higiene. Se a sapatilha estiver apertando em algum lugar, descubra por que. Não é um bom sinal. Para o ajuste fino, lembre-se também da palmilha. Dependendo do seu tipo de pé, cavo, normal ou chato, pode fazer uma grande diferença.
Se sentir desconforto, dor ou dormência (formigamento) no pé, investigue. O problema pode ser pequeno, mas com conseqüências dolorosas.
Sapatilha Speed – (tacos sobressalentes)
Sapatilha Speed - (tacos sobressalentes)Sapatilha MTB – (tacos embutidos na sola)
Sapatilha MTB - (tacos embutidos na sola)
Posicionamento do pé no pedal
Tendo decidido os pedais e sapatilhas a serem utilizados, falta o ajuste final do pé com o pedal para pedalar de forma eficiente.
As elaborações seguintes servem para qualquer tipo de pedal, seja com ou sem clipe. O posicionamento do pé em cima do pedal determina o melhor aproveitamento da força aplicada e pode evitar problemas físicos (dores, tendinites e lesões musculares).
Olhando de lado para o seu pé (veja o primeiro desenho), a ponta do metatarso do dedão, popularmente conhecido como “a bola do pé”, tem que ficar posicionado levemente na frente do eixo do pedal.
Assim, olhando o pé de cima (veja o segundo desenho), a ponta do metatarso do segundo dedo vai ficar exatamente em cima do eixo do pedal.
No caso de usar sapatilha com taco para pedais com clipe, o taco tem que ser fixado na sapatilha de tal forma que a parte central deste fique exatamente na ponta do segundo e o terceiro metatarso (partindo do metatarso do dedão).
Além do posicionamento longitudinal do pé no pedal, o ângulo de posicionamento transversal é muito importante.
A sua forma de posicionar os pés no pedal, vai ser igual a sua forma de pisar quando caminha na rua. Sentado no selim da sua bicicleta, olhando para o seu pé, vai colocar o pé no pedal automaticamente na forma mais confortável, com a ponta do pé olhando para dentro, reto ou para fora. Usando pedais de plataforma vai ficar no ângulo transversal correto.
No caso de pedais com clipe de encaixe (veja o segundo desenho), vamos fixar o taco na posiçao longitudinal correta, com a parte central na altura da ponta do segundo e terceiro metatarso. A ponta do taco ficará entre o segundo e terceiro dedo do seu pé no ângulo transversal correto. Dependendo do posicionamento da ponta do seu pé em cima do pedal, eventualmente, o ângulo terá que ser corrigido.
Um exemplo típico de consequencias de posicionamento errado do pé no pedal pode-se ver pedalando atrás de uma ciclista. Se voce perceber que enquanto ele pedala a perna esquerda movimentava-se normalmente na vertical mas a perna direita oscilava lateralmente. Isto acontece pelas seguintes razões:
1. Existe uma lesão ou deformação de joelho, perna ou pé
2. e/ou o taco foi colocado no ângulo transversal errado.
Este movimento sem coordenação significa um mau aproveitamento da força aplicada, e em uma segunda instância pode causar todo tipo de lesões.
Com tacos de MTB existe uma folga no movimento transversal, então, em geral não teremos problemas no posicionamento.
O posicionamento do taco de Speed pode ser mais delicado. Estes tacos foram desenhados para dar a menor folga possível, em qualquer direção, para aproveitar a força da forma mais eficiente. Assim, o posicionamento do taco tem que ser feito de forma precisa, fazendo-se eventuais ajustes depois de um primeiro pedal.
 
Abraços a todos e bom pedal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário