domingo, 28 de julho de 2013

O que devo comer antes de pedalar?


 
Acordar cedo e dar aquela pedalada antes de ir pro trabalho, renova as energias. No entanto, alguns cuidados são fundamentais para proporcionar momentos de diversão e saúde. A gente dá dicas para aqueles que acordam ainda de madrugada e gostam de pedalar antes do sol nascer.
“A bike tem que estar em dia, você deve usar uma roupa apropriada e o mais importante: o ciclista, profissional ou amador, precisa de uma alimentação saudável e adequada”. Mas, do que é composta essa alimentação ideal para quem pedala?
Os atletas, mesmo aqueles que acordam praticamente de madrugada, devem se atentar para um rico cardápio. Alguns alimentos são indispensáveis quando a pedalada é realizada pela manhã, especialmente se for bem cedo. Banana, pão integral, mel, iogurte desnatado, granola, queijo branco e suco de frutas são itens que não podem faltar no desjejum de um atleta.
Para os iniciantes, segundo informações do blog Pedala Paraná, a dica é sempre levar uma barrinha de cereal, bananinha ou biscoito salgado quando sair para pedalar, mesmo que a pedalada seja de uma ou duas horas. Como o seu corpo ainda não está adaptado a esse tipo de exercício, ele precisa de mais energia.
Porém, cada um tem necessidades específicas e dessa maneira, as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e etc, diferem uma das outras. “As dicas de alimentação são importantes, mas, de um modo geral aconselhamos que os atletas procurem um médico ou nutricionista para que seja elaborado uma dieta de acordo com as necessidades individuais”, relata Marcelo.
Além destas dicas, alertamos para o intervalo que deve ser feito entre a refeição e a prática de esportes. “O intervalo recomendado depende do teor da alimentação e varia de 30 minutos para alimentos mais leves a uma hora para refeições mais pesadas”, conclui.
O que não é válido é realizar atividades físicas em jejum, isso pode provocar diversas sensações, falta de disposição, desânimo, visão turva, cansaço são sintomas que podem aparecer e prejudicar a pedalada. Estes sinais de sensação de tontura e cansaço extremo são ocasionados pela falta de comida e de água. Assim, nunca deixe esses itens faltarem no seu pedal, lembre-se o combustível da sua bike é você.

Fonte:
http://www.nutricio.com.br/alimentacao-ciclistas.htm
http://www.pedalaparana.com/dicas/saude-e-nutricao/alimentacao-para-ciclista/
http://alimentacaodesporto.blogspot.com/2007/03/nutrio-no-ciclismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário